Dicionário chinês

Em chinês não dá para aprender o alfabeto como estamos acostumados a aprender em outras línguas, já que não existe um alfabeto. Então, como trabalhar com um dicionário de chinês?

Nos dicionários chineses, os símbolos são agrupados e organizados de acordo com os radicais. Em um dicionário encontramos em média cerca de 10.000 caracteres. Cada símbolo tem um ou mais significados e são usados para formar palavras. Mas também há palavras de apenas um carácter.

Quantos caracteres eu devo aprender?
 
Um dicionário chinês extenso tem em média 56.000 caracteres. Um dicionário médio contém apenas 10 mil. Não se preocupe, você não precisa dominar 10.000 caracteres para poder se comunicar na China. Por exemplo, para ler um jornal ou um livro, você precisa saber e reconhecer cerca de 3.000 caracteres.

Com um conhecimento dos 3.500 caracteres mais utilizados, você vai compreender 90% de todos os textos escritos.

Para encontrar um símbolo há três passos:
1. indentifique o seu radical, consulte o índice dos radicais que está organizado pelo número de traços.
2. Depois vá para a página onde está listado o radical, abaixo estão os caracteres que tem este radical, também ordenados pelo número de traços. 
3. Em seguida, esta lista mostra a página onde está o carácter procurado. Geralmente estas páginas estão organizadas de acordo com o som, usando-se o Pinyin (sistema de transcrição com base no alfabeto latino).

No quadro abaixo, você encontra exemplos de alguns símbolos e sua transcrição em Pinyin:



Exemplos
Símbolo Pinyin Português
um
èr dois
sān três
男人 nán rén homem
女人 n ǚ rén mulher
小孩 xiǎo hái criança

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*