Aprendendo a gramática de uma língua estrangeira
Faz uma diferença significativa em que momento da sua vida você começa a aprender a gramática de uma língua.
A gramática da sua língua materna, você aprende quando criança de forma natural. Se você entra em contato com uma língua estrangeira pela primeira vez na escola, então você percebe que este processo não é automático.
Basicamente é necessário distinguir entre a aprendizagem da língua materna e a aprendizagem de uma língua estrangeira.
Aprendendo a gramática da língua materna
Entre o primeiro e o quarto ano de vida uma criança aprende a sua língua materna. Ela adquire em média um vocabulário de 5.000 palavras como também começa a formar com este vocabulário frases gramaticalmente corretas e compreensíveis.
Ao aprender a estrutura de sua língua materna, a criança começa inicialmente a formar frases com duas palavras. Com o tempo, esses conjuntos são mais longos e complexos, até finalmente formar frases gramaticalmente corretas.
Há diferentes teorias sobre o aprendizado de uma língua, como por exemplo a teoria behaviorista, que diz que o aprendizado se dá por meio da imitação e repetição, isso quer dizer, as crianças imitam a língua produzida por aqueles com as quais elas têm contato. Outra teoria de aquisição da linguagem é a teoria inatista, que tem como principal representante o linguista Noam Chomsky. Chomsky argumenta que a linguagem é uma herança genética e não um conjunto de comportamentos como afirma o behaviorismo.
Aprendendo a gramática de uma língua estrangeira
Podemos reconhecer que crianças mais velhas (a partir dos sete anos de idade), adolescentes e adultos aprendem uma língua estrangeira completamente diferente do que crianças menores.
Um acesso completamente imparcial e intuitivo para o aprendizado de línguas já não é mais possível.
Se você quer lidar com a gramática de uma língua estrangeira, você deve usar todas as possibilidades oferecidas a você:
- Esforce-se para entender desde o início como são os sons do idioma falado.
- Tente entender o que distingue e comparar a língua estrangeira com seu idioma materno.
- Comece o seu trabalho com a gramática com as regras básicas da estrutura da frase do idioma que você está aprendendo. Compare a estrutura linguística com a da sua língua materna.
Só depois dessas preliminares você deve continuar com o aprendizado das regras individuais da gramática.