Dia Internacional da Francofonia

No dia 20 de março foi declarado o dia mundial da língua francesa, o Dia Internacional da Francofonia. Este dia é dedicado a divulgação e promoção do francês como língua mundial, como também a representação no mundo e a diversidade cultural da língua francesa.

A Organização Internacional da Francofonia (Organisation internationale de la Francophonie ou la Francophonie), a qual pertencem mais de 50 países, representa hoje os interesses de todos os países francófonos. As tarefas desta organização incluem muito mais do que mera troca cultural e de diálogo em questões culturais.

Através da cooperação entre os países nas áreas da agricultura, política energética, comércio, ajuda ao desenvolvimento e etc, o sentimento de união e solidariedade deve ser fortalecido, prevenindo conflitos e incetivando a democracia e o desenvolvimento econômico. Por outro lado, esta fusão age como um contrapeso ao mundo anglófono.


Na internet você vai encontrar dois sites interessantes, onde você pode aprender mais sobre este dia e a Francofonia em geral:

1. No site da Organização Internacional da Francofonia (www.francophonie.org) há informações sobre a história do mundo francófono e as tarefas que a organização tem enfrentado. Há também muitos projetos interessantes sobre temas como arte e cultura, cinema e comunicação social, a democracia e os direitos humanos, e claro o ensino da língua francesa.

2. O outro site é: www.20mars.francophonie.org, que é sobre o dia 20 de março. Aqui são apresentadas as ações que acontecem neste dia, onde se fala e aprende o francês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*